Aprenda como fazer currículo pelo celular facilmente

Para a maioria das pessoas, um currículo pelo celular é algo que você só terá que escrever uma vez. Mas ainda é um documento importante, então você precisa ter certeza de que é feito corretamente.

Se você tiver pouco tempo ou simplesmente não tiver vontade de escrever um currículo tradicional em papel, este guia lhe mostrará como criar um a partir de seu telefone ou tablet em menos de 10 minutos.

Por que ter um bom currículo é importante?

Ter um bom currículo o ajudará a obter mais entrevistas e fará com que você pareça mais qualificado para os empregos para os quais você se candidata.

currículo
Foto:(Reprodução/Internet)

Há muitos tipos de currículos, incluindo currículos cronológicos, funcionais e combinados. O tipo de currículo a ser utilizado depende de suas habilidades, experiência, nível de educação e oportunidades de emprego disponíveis em sua área.

O que precisa para fazer um currículo?

Você precisará ter acesso a um computador, à Internet e a um modelo de currículo. Você pode usar um processador de texto como o Microsoft Word ou Páginas para criar seu currículo.

Veja também: Concursos públicos SENAC – Como cadastrar.

Ferramentas especiais de formatação também estão disponíveis on-line que podem ajudar a fazer seu currículo parecer profissional. Se você está procurando exemplos de currículos e cartas de apresentação, confira nosso post no blog sobre dicas de redação!

Como preencher um currículo?

O primeiro passo para criar um currículo a partir de seu telefone celular é reunir todas as informações que você deseja incluir. A parte mais importante de um currículo é a seção de experiência de trabalho, mas há outras seções também: educação e habilidades, realizações, referências e interesses.

Uma vez que você tenha escrito todas as informações que deseja incluir em seu currículo, é hora de organizar esses dados em um formato facilmente legível. Isto pode ser feito usando um programa de processamento de texto ou usando um serviço on-line que permite aos usuários salvar seus currículos on-line para que possam acessá-los em qualquer lugar que tenham acesso à Internet (desde que tenham feito o login).

Como se escreve um currículo?

Seu currículo é uma ferramenta poderosa para conseguir o emprego. Ao escrever seu currículo online, siga estas diretrizes simples:

Seja conciso – seja claro sobre como você agregou valor (e de que tipo) para os empregadores anteriores, mesmo que fossem funções voluntárias ou estágios em empresas menores, onde suas funções não eram particularmente impressionantes por si só. Tente usar balas ou parágrafos curtos ao invés de frases longas sempre que possível!

Mantenha-o curto e direto – um máximo de duas páginas ou mais é ideal. Se você estiver tendo problemas para editar sua lista de realizações, tente concentrar-se nas mais relevantes para seu campo pretendido.

O que colocar em habilidades no currículo?

Liste todas as habilidades que você tem. Se você é um bom escritor, por exemplo, não tenha medo de incluí-lo em seu currículo.

Liste também os idiomas que você fala, pois eles sempre são bem vindos em uma empresa. Se você fala inglês então é melhor ainda, pois está habilidade é uma porta de entrada para contratado.

O que escrever no objetivo do currículo?

O objetivo para currículo é a seção no início do seu currículo que descreve brevemente o que você está procurando em uma carreira. Você deve ter um, mesmo se achar óbvio, porque esta seção se torna uma forma de se apresentar a um empregador em potencial.

Você deve escrever um objetivo baseado em que tipo de trabalho você quer fazer e onde você quer trabalhar. Por exemplo, se você estiver se candidatando a um cargo de nível básico em uma grande empresa, é apropriado incluir um objetivo que diga algo como “buscar novos desafios dentro de um ambiente de ritmo acelerado”.

Por outro lado, se você estiver se candidatando a um emprego como contador em uma pequena empresa, seu objetivo poderia por exemplo ser assim: “procurando um cargo de contador no nível de entrada em uma boa empresa no exterior”.

Como me descrever em um currículo?

Se você estiver se candidatando a um emprego, você tem uma chance maior de ser contratado caso se descreva em uma ou duas sentenças. Neste caso, é importante ser honesto e, ao mesmo tempo, manter o foco em suas habilidades e habilidades. Evite usar palavras como “Eu sou…” ou “Eu sou…” que fazem parecer que você está se gabando de si mesmo.

Ao invés de dizer algo como: “Eu sou o melhor candidato para este cargo porque tenho experiência X e Y”. Em vez disso, tente dizer: “Minha experiência A me permitirá fazer bem nesta posição”. Isto também ajudará a manter seu currículo curto e ótimo!

Se possível, tente não incluir nenhuma informação pessoal, bem como coisas negativas sobre você (por exemplo, se você tem um ex-namorado que é abusivo). A maioria dos empregadores não se preocupa com esse tipo de coisas, então deixe-os de fora!

Você também deve evitar usar números específicos ao descrever sua educação (por exemplo, dizer que tenho 7 anos de experiência), uma vez que eles podem mudar com o tempo de qualquer forma, em vez disso, use palavras como “vários” para que não haja confusão mais tarde no caminho, se alguém tiver mais experiência do que a que foi originalmente declarada aqui agora também no papel!

Como fazer currículo pelo celular?

Para fazer um currículo pelo celular, você precisa usar um aplicativo. Há vários aplicativos disponíveis para este fim e todos eles são fáceis de usar.

Por exemplo, o Google Docs tem um Criador de Currículos que permite aos usuários criar um currículo de aparência profissional com apenas um clique de um botão. Após se cadastrar em uma conta, você pode acessar seus modelos de currículos e começar a criar seu currículo imediatamente!

Outra ótima opção é o aplicativo para fazer currículo Resume CV Maker, pois esta aplicação dá aos usuários controle total sobre o layout de seus currículos prontos, permitindo-lhes escolher entre vários formatos, tais como cronológico ou funcional.

Eles também oferecem dicas sobre a melhor forma de se apresentar para não apenas transmitir o conjunto de habilidades que o diferencia de outros candidatos, mas também destacar quaisquer realizações que possam fazer alguém querer contratá-los em detrimento de outros

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo