PIS/Pasep 2023 – Veja como consultar

O PIS/PASEP 2023 são programas feitos pelo governo para beneficiar trabalhadores e aposentados do setor público e privado, respectivamente.

Através deles, é possível receber um abono anual, que varia de acordo com o salário e o tempo de contribuição do trabalhador. Se você quer saber como consultar o PIS/PASEP 2023, continue lendo este texto.

Vamos explicar as principais formas de acessar essas informações e como fazer para ter direito ao abono. Fique atento, pois o calendário de pagamento do PIS/PASEP 2023 pode ter algumas alterações em relação aos anos anteriores.

O que é PIS/PASEP?

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas do governo federal que visam a garantir aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos, respectivamente, benefícios e incentivos financeiros.

pis/pasep 2023
Foto:(Reprodução/Internet)

A principal finalidade do PIS e do PASEP é a de promover a integração social e a formação de patrimônio, respectivamente, por meio do pagamento de um abono anual, que é pago em dinheiro, e que tem como base o salário mínimo.

Para ter direito ao abono, é necessário que o trabalhador ou o servidor público esteja inscrito no PIS ou no PASEP há pelo menos cinco anos consecutivos, e que tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base.

Veja também: Serasa Limpa Nome – Limpe suas dívidas.

Juntamente com isso, para poder receber o abono, é preciso que o trabalhador ou o servidor público esteja em dia com as obrigações fiscais e previdenciárias.

Quem pode receber o PIS/PASEP?

O número do PIS/PASEP é uma informação fundamental para acessar diversos benefícios e serviços oferecidos pelo governo. Se você é trabalhador e já possui o número, é importante mantê-lo atualizado e guardá-lo em um lugar seguro. Caso ainda não tenha o número, existem algumas formas de conseguir essa informação.

Uma das maneiras é através do Cartão Cidadão. Esse cartão é feito pelo governo e possui o número do PIS/PASEP impressa na parte de trás.

Além disso, é possível acessar o número através da internet, por meio do site da Caixa Econômica Federal ou do aplicativo do Banco do Brasil. Para isso, é preciso ter o número do CPF e o número do Cartão Cidadão.

Outra opção é entrar em contato com a empresa onde você trabalha. Eles devem possuir o número do PIS/PASEP dos funcionários e podem fornecer essa informação a você.

Caso nenhuma dessas opções seja possível, é possível entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil para solicitar o número.

É importante levar documentos pessoais e comprovante de vínculo empregatício para realizar essa solicitação.
O PIS/PASEP é um benefício destinado a trabalhadores que atuam no setor privado e no setor público, respectivamente.

O acesso ao benefício é limitado a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês durante o ano-base (no caso do PIS 2023, o ano-base é 2021).

Contudo, para ter direito ao PIS/PASEP, é necessário estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos. É importante ressaltar que só são elegíveis ao benefício aqueles que estavam vinculados a uma empresa ou ao setor público durante o período de análise.

Como receber o benefício?

Para se inscrever no PIS/Pasep, é necessário seguir alguns passos simples. Primeiramente, é preciso ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias em um período de 12 meses, ter recebido até dois salários mínimos por mês de média e estar inscrito há pelo menos cinco anos.

A inscrição pode ser feita de duas formas: pessoalmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou online, através do site da instituição.

Para realizar a inscrição pessoalmente, basta levar um documento de identidade, o CPF e a Carteira de Trabalho. Já para realizar a inscrição online, é preciso acessar o site da Caixa, clicar na opção “PIS/Pasep” e seguir as instruções.

É importante lembrar que é preciso atualizar os dados cadastrais sempre que houver alguma alteração, como mudança de endereço ou troca de emprego, para garantir o recebimento do benefício.

Calendário PIS/Pasep 2023

O calendário PIS 2023 é um documento que indica as datas de pagamento do PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores de todo o país.

Este ano, devido a um atraso no calendário de pagamento, o PIS 2023 corresponderá ao PIS/PASEP ano-base 2021, ou seja, será destinado aos trabalhadores que atuaram em 2021.

As datas de pagamento variam de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, sendo que as pessoas que nasceram em janeiro, por exemplo, receberão o PIS a partir de 15 de fevereiro e até 28 de dezembro.

É importante ficar atento às datas de pagamento, pois só terão direito ao abono em 2023 os trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais em média em 2021 e que possuem inscrição no PIS ou no PASEP há pelo menos cinco anos.

Você pode consultar o calendário PIS 2023 no site do Banco do Brasil ou em agências do banco. É importante lembrar que as informações contidas no calendário PIS 2023 são apenas uma orientação e podem ser alteradas a qualquer momento.

Por isso, é sempre recomendável ficar atento a eventuais mudanças e aos comunicados oficiais emitidos pelo banco.

Como consultar o PIS/PASEP?

Para consultar o saldo dos programas, existem algumas opções:

Portal Meu INSS

É possível consultar o saldo do PIS ou PASEP através do portal do Meu INSS, basta ter um cadastro no site e fazer login.

Caixa Econômica Federal

Outra forma de consultar o saldo do PIS ou PASEP é através da Caixa Econômica Federal. É possível acessar o saldo pelo site ou aplicativo da Caixa, ou ainda, pela Central de Atendimento, agências ou caixas eletrônicos.

Telefone

É possível também fazer a consulta pelo telefone, basta ligar para o número 119 e seguir as orientações da central de atendimento.

É importante lembrar que para fazer a consulta é preciso ter em mãos o número do seu PIS ou PASEP, que é encontrado em carteiras de trabalho, empregadores ou através do Meu INSS. Contudo, também necessário informar o seu número de CPF e data de nascimento.

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo