Abertas inscrições para Cursos Gratuitos do SENAI 2023

Os cursos gratuitos do SENAI 2023 vão desde a iniciação profissional até a qualificação especializada. e pode estudar em qualquer lugar do Brasil em ensino a distância (online) ou auto estudo em uma das unidades.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece cursos voltados à gestão industrial e empresarial que atraem um grande número de entusiastas.

Há mais de 4 décadas, o instituto oferece cursos profissionalizantes de startup, Graduação e pós-graduação em tecnologia para colaboradores de 28 setores da indústria brasileira.

No final do curso os alunos receberão um certificado de educação profissional. Todos os cursos técnicos que o Senai oferece são gratuitos.

Contudo, os materiais didáticos necessários para isso, vão ser concedidos apenas no ato da inscrição no curso. Há uma taxa cobrada a cada semestre e você estará isento de taxas de material

O ensino médio técnico tem desenvolvimento em diversas áreas, como mecânica, eletrônica, alimentação e vestuário, desse modo possuindo uma organização curricular própria independente do ensino médio.

Sobre os cursos do SENAI

Os cursos do SENAI são feitos com o objetivo de orientar os jovens. Isso lhes dá a oportunidade de projetar projetos de desenvolvimento profissional ao lado de seus estudos.

senai
Foto:(Reprodução/Internet)

Um programa com foco na inserção de pessoas de baixa renda neste mercado de trabalho altamente competitivo, mas com alta qualidade técnica para formar futuros profissionais gratuitamente.

Em 2019, o SENAI destinou dois terços (66,66%) do que chamou de “Lucro Líquido Geral Bruto” para vagas. Tanto para cursos técnicos quanto para treinamentos introdutórios e/ou contínuos. Estes custos incluem viabilidade, investimento e gestão do curso.

Quanto tempo dura um curso do SENAI?

A maioria deles dura várias horas, Assim, entre janeiro e dezembro de 2019, foram realizadas mais de 128 milhões de horas de estudo (serviços educacionais) nos cursos gratuitos mencionados acima. Esse é um número que representa 54% de todas as horas de aula realizadas no mesmo período.

A outra parte da carga horária do aluno é feita com recursos das contribuições obrigatórias. e terceiros que obtêm receita de serviços educacionais de terceiros.

Veja também: Vagas de emprego para porteiro – Como se candidatar.

Ou seja, é pago por quem precisa, seja pessoa física ou jurídica. Portanto, não é tomado para calcular os resultados do alistamento no serviço militar.

O processo seletivo do SENAI e como funcional ele

Cada curso tem um processo diferente. Contudo, nós vamos listar aqui os cursos por categorias e como geralmente é o processo de seleção para aqueles que estão interessados. Confira:

  • Curso Técnico – 60 questões;
  • Graduação – Exame de admissão ou nota tirada no ENEM;
  • Aprendizagem Industrial – 60 perguntas;
  • Outros cursos – Não tem processo seletivo.

Entenda o Senai.

O Senai foi fundado no Brasil em 1942 como parte do sistema CNI (Confederação Nacional da Indústria). Primeiramente, o SENAI virou uma das instituições-chave na criação e difusão do conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial.

O SENAI é presente em todos os estados brasileiros, são 27 órgãos regionais que seguem as diretrizes, programas, processos e atividades do Ministério Nacional do Senai se adaptaram às necessidades dos estados em que operam

O objetivo primordial é promover a qualificação profissional dos trabalhadores e cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse das indústrias e atividades afins.

O órgão tem um regime de unidade normativa e descentralização dos poderes executivos.

Cursos gratuitos do SENAI e como se inscrever neles

O objetivo do SENAI é dar aos alunos a oportunidade de compreender suas próprias atividades ou o que pretendem trabalhar. Claro, considerando o conhecimento teórico (técnico) e prático que eles estão recebendo dentro do curso.

A empresa busca acima de tudo formas de difundir o acesso à educação profissional para todos, além de ajudar e dar aos trabalhadores a oportunidade de aprender com mais proficiência e se tornarem mais profissionais.

Todos os projetos são feitos especificamente para pessoas com mais de dezoito anos. O objetivo destes projetos é acima de tudo ajudar pessoas mais pobres a conseguir uma vaga de emprego no mercado. Milhares de pessoas de todo o país passaram por este projeto e mudaram suas vidas.

Como se cadastrar nesses cursos?

Para se inscrever no curso gratuito do Senai, o aluno tem 2 opções: A primeira é o método tradicional, o interessado ​​deve entrar em contato com o Fale Conosco Senai pelo telefone 0800 48 1212, assim encontrando a agência mais próxima.

Por fim, tendo feito isso, o aluno deve ir até uma filial e solicitar a sua matrícula em um dos cursos que ele deseja.

A segunda forma de se inscrever no Senai é online, então isso pode ser feito usando seu computador, notebook, celular ou qualquer outro aparelho como desejar.

Em suma, para fazer o processo de adesão, basta acessar o site do SENAI e se cadastrar com seus dados pessoais.

No rodapé da página oficial do Portal da Transparência e Gratuidade do SENAI, os interessados ​​podem acessar a transparência entre os departamentos por região.

Dessa forma, você escolhe acessar a de seu estado, escolher entre os cursos qualquer um deles e fácil assim está pronto!

Entre em contato com o SENAI

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo