Aprenda como criar um bom currículo passo a passo

Você quer se candidatar a uma vaga de emprego, mas não sabe como elaborar um currículo que impressione os recrutadores?

Não se preocupe, pois aqui você vai aprender como fazer um currículo passo a passo, seguindo algumas orientações e boas práticas de redação e formatação.

Você vai ver como fazer um bom currículo que mostre o seu potencial e o seu valor para a empresa. Vamos começar?

Como estruturar um currículo?

Um currículo deve ser estruturado em seções que organizam as suas informações de forma clara e objetiva. As seções básicas que todo currículo deve ter são:

  • Dados pessoais: Aqui, você deve informar o seu nome completo, o seu endereço, o seu telefone, o seu e-mail e o seu perfil no LinkedIn (se tiver). Não é necessário colocar outros dados como idade, estado civil, número de documentos ou foto, a menos que seja solicitado pela empresa.
  • Objetivo profissional: Escreva em uma frase curta e direta que expresse o seu interesse pela vaga e pela empresa. Seja específico e focar no cargo pretendido e na área de atuação. Evite usar termos genéricos ou clichês como “busco novos desafios” ou “quero crescer profissionalmente”.
  • Formação acadêmica: Nesta seção, você deve listar os seus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado (se tiver), informando o nome da instituição de ensino, o nome do curso, a data de inscrição e outras informações relevantes.
  • Experiência profissional: Descreva as suas experiências de trabalho mais relevantes para a vaga, informando o nome da empresa, o cargo ocupado, o período de atuação e as principais atividades e resultados alcançados. Destaque as suas realizações e contribuições para a empresa. Priorize as experiências mais recentes e relacionadas à área pretendida e omitir as que não tenham relação com o seu objetivo profissional.
  • Habilidades e competências: Liste as suas habilidades e competências que sejam pertinentes para a vaga e que demonstrem o seu diferencial como profissional. Você pode incluir habilidades técnicas (como conhecimentos em informática, idiomas ou ferramentas específicas) e habilidades comportamentais (como liderança, comunicação, criatividade ou trabalho em equipe). Você deve ser honesto e realista ao avaliar o seu nível de domínio de cada habilidade e evitar exageros ou falsidades.
  • Idiomas e cursos complementares: Informe os idiomas que você fala e o seu nível de proficiência em cada um deles. Use termos como básico, intermediário, avançado ou fluente para indicar o seu grau de conhecimento. Você também pode mencionar os cursos complementares que você fez e que sejam relevantes para a vaga, como cursos de extensão, especialização, atualização ou capacitação. Você deve informar o nome do curso, o nome da instituição, a carga horária e a data de conclusão (ou previsão).

Como fazer um bom currículo passo a passo?

Agora que você já sabe o que é um currículo, quais são os tipos de currículo, como estruturar um currículo e como formatar um currículo, vamos te mostrar como fazer um bom currículo passo a passo. Siga estas etapas:

currículo
Foto:(Reprodução/Internet)
  1. Escolha o tipo de folha mais adequada ao seu perfil profissional e ao seu objetivo profissional
  1. Reúna as suas informações pessoais, profissionais e educacionais que sejam relevantes para a vaga;
  2. Escreva o seu objetivo profissional de forma clara e específica, focando no cargo e na área pretendidos;
  3. Liste a sua formação acadêmica em ordem cronológica inversa, informando o nível de formação, o nome do curso, o nome da instituição e a data de conclusão ou previsão;
  4. Descreva a sua experiência profissional em ordem cronológica inversa, informando o nome da empresa, o cargo ocupado, o período de atuação e as principais atividades e resultados alcançados;
  5. Liste as suas habilidades e competências que sejam pertinentes para a vaga, informando o nível de domínio de cada uma delas;
  6. Informe os idiomas que você fala e o seu nível de proficiência em cada um deles. Mencione também os cursos complementares que você fez e que sejam relevantes para a vaga;
  7. Formate o seu currículo de forma simples e padronizada, usando uma fonte legível, cores neutras, blocos de informações, margens adequadas e títulos em negrito;
  8. Revise o seu currículo antes de enviá-lo para a empresa, verificando se não há erros ou inconsistências nas informações.

Conclusão

Um bom currículo é aquele que consegue transmitir as suas qualificações de forma clara, objetiva e atrativa para o empregador.

Para fazer um bom currículo, você deve escolher o tipo de currículo mais adequado ao seu perfil, estruturar as suas informações em seções bem definidas, formatar o seu currículo de forma simples e padronizada e revisar o seu currículo antes de enviá-lo.

Seguindo estas dicas e passos, você terá mais chances de conseguir uma entrevista de emprego e conquistar a sua vaga desejada.

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo