Concursos Públicos Detran – Como cadastrar

O Concurso público do Detran uma das competições mais esperadas pelos Concurseiros. Isso porque essa agência existe em todos os estados brasileiros e oferece uma boa remuneração aos seus funcionários.

Além de seus interesses, ele é responsável por realizar atividades para manter a ordem nas vias públicas e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

A probabilidade de aprovação depende muito da qualidade da educação. Confira mais detalhes sobre o concurso público do Detran abaixo e saiba como se inscrever neste processo seletivo!

Sobre o Detran

O Ministério dos Transportes do Estado é responsável pela realização de serviços, avaliações, análises e auditorias em benefício do Brasil.

concursos públicos detran
Foto:(Reprodução/Internet)

O órgão age perante à Lei 9.503 de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro. É importante lembrar que cada estado tem seu próprio conjunto de regras, leis e recomendações de transito.

Apesar de toda essa independência aceitável, o Detran desempenha a mesma função em todos os estados. Entre as principais funções estão:

  • Terminar o primeiro recurso;
  • Regulamentação de documentos;
  • Preparando novos drivers;
  • Reciclar;
  • Inspeção de trânsito;
  • Atribuição de multas;
  • Placa de carro;
  • Inspeção, vistoria e etc…

É importante lembrar o calendário para o pagamento das multas, taxas ou impostos estão disponíveis online no portal oficial do Detran

Por que os concursos públicos do Detran são os esperados?

Este concurso é um dos mais esperados no Brasil, e isso se deve principalmente ao fato de haver vagas no distrito e na polícia.

Além de salário e benefícios que podem atrair mais candidatos. As áreas apresentadas são para níveis intermediário e avançado.

Contudo, é responsabilidade de cada estado. Por isso, é recomendado que os alunos se informem pelo portal do Detran de seu estado. Os editais estão confirmados para concurso dos seguintes estados brasileiros:

  • Distrito Federal;
  • Amazonas;
  • Sergipe;
  • Espírito Santo.

Para se preparar para este processo seletivo, é necessário estudar o Comitê de Auditoria que será responsável pela realização do exame. Além disso conhecer o método de ensino do lugar e acessar os testes anteriores.

Veja também: Concursos Públicos Detran – Como cadastrar

Além disso, recomendamos que leia o edital público caso se você puder, pois este documento contém informações assim como vagas e conteúdos programados pelo Detran.

Lugares disponíveis para fazer os concursos públicos do Detran

Rio de Janeiro

O novo concurso do Detran RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), deverá ser realizada à medida que os planos de cargos e salários do órgão forem submetidos ao governador do estado. Poderá ser realizado novo concurso público para preenchimento de vagas no departamento.

Distrito Federal

O edital do novo concurso do Detran DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) é iminente, ou seja, é publicado a qualquer momento, conforme a comissão organizadora do concurso for definida e a dispensa do leilão for liberada.

Além disso, são oferecidas 366 oportunidades entre cargos de médio e alto escalão. Contudo, vale destacar que, de acordo com o diretor-geral do departamento, os editais estão programados para julho deste ano. E um segundo anúncio pode ser publicado em 2022 cobrindo outras ocupações.

Paraíba

Já está em andamento o novo edital do concurso Detran PB (Departamento de Transportes Terrestres da Paraíba), que infelizmente é publicado apenas no ano que vem, ou no fim deste ano.

Além disso, os concursos públicos são importantes, pois o Detran não tem pessoal suficiente e espera-se uma nova aposentadoria, então se alguém estiver interessado em escolher

Piauí

De acordo com o novo diretor do Ministério do Trânsito do Piauí, em breve será realizado um novo concurso do DETRAN no estado. Assim, as oportunidades abrangem várias posições e cargos no mercado, especialmente na área de tecnologia da informação

É necessário realizar um novo concurso do DETRAN, que tem 200 vagas para investigadores e policiais no Ministério dos Transportes do estado.

Como eu faço para me inscrever nos concursos do Detran?

Por fim, as inscrições acontecem nos portões oficiais do Detran. O Distrito Federal e outros estados também estão confirmando o processo seletivo para novas vagas de emprego.

Atualmente, cerca de 400 vagas, sendo 263 para ocupações de trânsito, 137 para patrulhamento e polícia de trânsito e 72 estão confirmadas fora da competição onde o salário pode ultrapassar R$ 9.000

A princípio, tudo indica que a previsão de abertura de 210 vagas de emprego no Amazonas, que se divide entre ensino médio e superior. O processo seletivo será competitivo, pois é o primeiro teste de De trans no estado

Sergipe também vai realizar um concurso público, e mais de 120 vagas, das quais 15 são para inspetores. As vagas serão distribuídas entre os níveis de ensino médio e ensino fundamental.

O Espírito Santo é um dos estados que fará a prova do Detran, que prevê 30 vagas para ensino médio e superior, trabalhando 40 horas semanais.

O estado do Pará também está com processos seletivos abertos, porém, o número de vagas não é certo, assim como as áreas e o salários.

Por fim, o truque é ficar sempre atento ao portal do Detran do seu estado e analisá-lo em uma aba chamada “Concurso” caso tenha sido publicado edital contendo informações sobre o processo seletivo.

Enfim, para mais detalhes sobre os concursos públicos do Detran, consulte o site deles.

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo