Vagas de emprego de meio período – Como encontrar

Se você for estudante, com certeza já procurou por vagas de emprego de meio período na sua região. A jornada de trabalho para quem quer começar no mercado geralmente é associada com o período integral, pois ela é a mais popular dentre todos os outros.

Mas, com o passar dos tempos outras formas de trabalhar entraram em evidência, uma delas é o trabalho de meio período, que geralmente era visto com maus olhos pelas pessoas de fora.

Pessoas que procuram por um trabalho seja mais flexível ou que tenha uma jornada mais curta pois querem espaço nos seus horários rotineiros então optam por um trabalho de meio tempo. Pois ele garante os mesmos direitos de um trabalho integral mas com um tempo de trabalho bem menor.

Uma pessoa em um trabalho de meio período geralmente trabalha menos de 40 horas semanalmente, fazendo turnos de 6 a 4 horas dependendo do dia.

Contudo, muitas pessoas tem dúvidas sobre como é ter um trabalho de meio período e se é muito diferente de um trabalho de tempo integral. Nessa matéria nós vamos responder a essas dúvidas e auxiliar você que já está trabalhando. Confira:

Sobre o trabalho de meio período e como encontrar vagas de emprego de meio período

Vagas de emprego de meio período
Foto:(Reprodução/Internet)

Empregos de meio período assim como como todos os outros possuem suas vantagens e desvantagens, aqui nós iremos listar algumas vantagens e desvantagens que você pode encara na sua jornada de trabalho. Confira:

Vantagens

Carga horária reduzida

A principal característica de um trabalho desses é a sua carga horaria reduzida, o que permite maior flexibilidade nos horários e permite o trabalhador ter mais tempo livre para se dedicar aos seus afazeres pessoais.

Isso também acarreta com a eventual diminuição do estresse pois a sua rotina vai ser bem menos desgastante e você não vai precisar lidar com clientes chatos pela maior parte do dia. Isso também leva a uma maior satisfação e bem-estar do trabalhador.

Ganho de experiência

Trabalhar em meio período é algo que é bem popular entre os estudantes, pois além de ganhar uma rendinha extra, você ganha experiência para futuros trabalhos.

Além de ganhar um tempo para poder focar nos seus trabalhos de faculdade ou escola, Você pode se divertir pois tem mais tempo livre.

Ter um emprego de período integral e poder focar nos seus estudos acadêmicos é uma tarefa quase impossível nos dias de hoje, pois o seu tempo livre vai ser minúsculo ou inexistente.

Veja também: Como encontrar vagas de emprego perto de você.

Por esse e outros motivos, o trabalho de meio período é tão popular entre os jovens brasileiros, pois com um trabalho de meio período você pode pagar as suas contas e ainda ter um tempo de sobre para poder focar em seus estudos.

Bom para quem tem responsabilidades extras

Não só entre os jovens, mas entre os mais velhos também, pois um trabalho de meio período ajuda pessoas que não podem ter um trabalho de tempo integral.

Por exemplo, pais de crianças menores tem os seus problemas resolvidos com um trabalho de meio período, Pois gasta menos tempo do dia.

Renda extra

Um trabalho de meio período pode te dar uma grana no fim do mês, mas além disso, com o seu tempo livre dá para desenvolver as suas habilidades ou procurar um trabalho melhor.

Desvantagens

Como nem tudo são flores, trabalhar em meio período também tem as suas desvantagens. Aqui estão algumas dessas desvantagens que você pode ter em relação ao seu trabalho. Confira:

Dinheiro

Em comparação com um trabalho de tempo integral, o dinheiro que você ganha em um trabalho de meio período é bem menor.

Na grande maioria das vezes, ele é baseado nas suas horas trabalhadas. Quem trabalha em meio período ganha menos do que quem trabalha em tempo integral.

Nenhum ganho de benefícios

Trabalhando em um emprego de meio período, você provavelmente não vai ter acesso aos benefícios que geralmente os trabalhadores recebem, como vale transporte ou vale alimentação.

Onde procurar por vagas de emprego de meio período?

Existem várias plataformas que te dão opções de vagas de emprego para meio período, nós fizemos uma lista com as 5 melhores plataformas para você procurar vagas de emprego de meio período. Confira a lista abaixo:

Dicas para trabalhar em meio período

Você pode nunca ter entrado no mercado de trabalho antes e estar com medo da sua jornada, afinal, todo mundo já esteve assim um dia.

Mas pode ficar tranquilo, nós reservamos algumas dicas aqui para você que ainda está com medo do seu primeiro trabalho. Confira:

Faça um planejamento dos seus horários

Reserve algum dia no qual você tenha tempo livre e faça uma organização dos seu horários para você poder ter um dia produtivo e sem enrolações.

Fique saudável

Vai existir aqueles dias em que você vai ficar cansado ou meio sem vontade de fazer nada, então lembre-se faça uma rotina saudável que tenha descansos para ajudar você no seu trabalho.

Além disso tenha um bom horário de sono e se alimente bem, pois se você não fizer essas duas coisas o seu dia pode ficar bem ruim.

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo