Vagas de emprego para Jovem Aprendiz – Como cadastrar

Encontrar uma vaga de emprego para Jovem Aprendiz é um passo essencial na carreira de qualquer trabalhador. O programa visa empregar pessoas que estão no inicio de suas carreiras e profissionalizar o cidadão para futuras oportunidades de trabalho.

Muitas vezes, o primeiro emprego como um Jovem Aprendiz serve como uma porta de entrada pro mercado de trabalho, já que o jovem pode ser inserido nos mais diversos locais de trabalho, podendo achar a sua profissão ideal.

Sobre o programa Jovem Aprendiz

O programa Menor Aprendiz é feito para estimular empresas e instituições a contratarem pessoas mais jovens para trabalhar nas suas instalações. Uma pessoa que possui menos de 18 anos e ainda está cursando o Ensino Médio tem o direto de iniciar uma profissão por lei no Brasil.

Foto:(Reprodução/Internet)

Todas as empresas de médio e grande porte devem possuir cerca de 5% a 15% dos seus empregados no programa Menor Aprendiz por legislação brasileira.

Ou seja, o programa do Jovem Aprendiz é um ótima forma das pessoas mais jovens iniciarem as suas carreiras profissionais e conseguirem experiência para usarem no futuro, pois dá uma ótima oportunidade para um jovem construir um belo currículo, pois estão adquirindo experiência.

Veja também: Vagas de emprego para diarista – Como se cadastrar!.

Contudo, muitas pessoas possuem dúvidas em relação ao programa e estão procurando por respostas. Uma das perguntas mais frequentes nesse quesito é como funciona o programa ou como encontrar emprego como um jovem aprendiz e nós estamos aqui para responde-las! Veja mais abaixo:

Como funciona o programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Brasileiro com o objetivo principal de impulsionar o mercado de trabalho e dar experiência para os jovens brasileiros na formação profissional.

Existe diferença entre ser um Jovem Aprendiz e trabalhar em um estágio, é considerado um Jovem Aprendiz uma pessoa entre 14 a 24 anos que estuda e trabalha ao mesmo tempo.

Jornada de trabalho de um Jovem Aprendiz

Uma pessoa que quer ingressar no programa no Jovem Aprendiz e está cursando o ensino médio tem um jornada de trabalho permitida em até oito horas diárias,

Já uma pessoa que está cursando o ensino fundamental tem um jornada de trabalho tem uma jornada de trabalha permitida em até 6 horas diárias.

Direitos do Jovem Aprendiz

Você, como Menor Aprendiz, tem vários direitos garantidos e pode nem fazer ideia que eles existem, pois eles não são muito falados. Confira abaixo quais são os seus direitos garantidos por lei:

  • 13º salário;
  • Um período de férias que devem coincidir com as suas férias escolares;
  • 2% de FGTS;
  • Um treinamento para a sua área de emprego;
  • Salário que é baseado pelo salário mínimo brasileiro e proporcional pelas suas horas trabalhadas no mês;
  • FGTS pago caso você precise servir ao exército;
  • Um Vale transporte;
  • E um contrato de até dois anos com a empresa na qual você está prestando serviços.

As melhores dicas para você que quer se tornar um Jovem Aprendiz

Se você quer participar do programa, é bom que você esteja atento a todas as dicas que nós vamos te dizer aqui embaixo! Pois elas são importantíssimas para qualquer pessoa que procura por emprego como Menor Aprendiz. Confira:

Escolha bem o seu primeiro emprego

O seu primeiro emprego é de extrema importância, pois é com ele que você vai ingressar no mercado de trabalho.

Então saiba muito bem escolher para qual área você deseja atuar no futuro, pois existem muitas empresas com vagas para Jovem Aprendiz no mercado hoje em dia.

Saiba para qual empresa você está indo

Saber para qual lugar você está indo é sempre importante, estudar a empresa para qual você vai trabalhar e como a empresa atua no mercado de trabalho é algo crucial, pois assim você tem uma visão muito melhor do seu futuro.

Currículo

Seu currículo deve ser sempre direto e objetivo, contudo, você deve fazer um currículo honesto. Sem mentiras ou erros de português no seu documento, pois fazer um bom currículo é fundamental!

As melhores plataformas para encontrar emprego como Jovem Aprendiz

Aqui estão as melhores plataformas para você que quer começar a sua carreira no programa Jovem Aprendiz hoje mesmo! Confira:

  • Vagas.com – Um dos melhores sites para procurar vagas de emprego na internet!
  • InfoJobs – Outra plataforma muito boa onde você pode procurar emprego como um Menor Aprendiz.
  • Adolescente Aprendiz Caixa – Para você que quer experiência trabalhando em finanças.
  • Jovem Aprendiz Bradesco, Itaú e Correios – Vagas de emprego para jovem aprendiz em algumas das empresas mais influentes do Brasil!
  • BNE – Mais uma plataforma ótima para procurar emprego como Menor Aprendiz!
  • LinkedIn – A plataforma mais popular para se procurar emprego!E aí, já conhecia essas dicas? Esperamos ter ajudado você na escolha em sua primeira experiência profissional!

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo