Auxílio Gasolina – Descubra como solicitar

Auxílio Gasolina é o nome do benefício que o Senado Federal aprovou para ajudar os brasileiros que usam o carro para trabalhar.

O projeto de lei visa reduzir os custos com o combustível, que tem ficado cada vez mais caro devido a situação mundial e o grande aumento doas preços.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Auxílio Gasolina: o que é, quem pode receber, como fazer o pedido e quais são as vantagens. Confira!

O que é o Auxílio Gasolina?

O Auxílio Gasolina é um programa que tem como objetivo auxiliar os motoristas que usam o veículo para fins profissionais ou laborais.

Você pode gostar: Auxílio Reclusão – Solicite pelo App.

O governo federal pretende conceder um valor mensal para subsidiar parte do gasto com combustível do carro. Esse valor pode chegar a R$ 300, dependendo da renda familiar e da quilometragem percorrida pelo motorista.

Quem pode receber o Auxílio Gasolina?

O Auxílio Gasolina é destinado aos seguintes grupos:

  • Beneficiários do programa Auxílio Brasil, que é o novo Bolsa Família;
  • Motoristas de transporte individual, como taxistas e motoristas de aplicativos;
  • Condutores de pequenas embarcações com motor de até 16 HP;
  • Motoristas de veículos ciclomotor e motos de até 125 cc.

Para receber o Auxílio Gasolina, é necessário cumprir alguns requisitos. São eles:

  • Ter carteira de habilitação válida nas categorias B, C, D ou E;
  • Ter veículo próprio ou locado em seu nome;
  • Usar o veículo para trabalhar ou para ir ao trabalho;
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Não ser beneficiário de outro programa do governo federal, como Auxílio Emergencial ou BPC;
  • Residir e trabalhar no Brasil.

Como fazer o pedido do Auxílio Gasolina?

O projeto de lei que cria o Auxílio Gasolina ainda não foi aprovado pela Câmara dos Deputados nem sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Portanto, ainda não há um prazo definido para o início do benefício.

auxílio gasolina
Foto:(Reprodução/Internet)

Mas, segundo a proposta do Senado, o pedido do Auxílio Gasolina deverá ser feito pelo site do programa. O interessado deverá preencher um formulário online com os seus dados pessoais, profissionais e do veículo. Além disso, deverá anexar os seguintes documentos:

  • Cópia da carteira de habilitação;
  • Cópia do documento do veículo;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda familiar;
  • Declaração de que usa o veículo para fins profissionais ou laborais.

Depois de enviar o pedido, o interessado receberá um número de protocolo e poderá acompanhar o status pelo site. O prazo para análise é de até 30 dias.

Se aprovado, o interessado receberá um cartão magnético do Auxílio Gasolina, que deverá ser usado nos postos credenciados para abastecer o seu carro.

Quais são as vantagens do Auxílio Gasolina?

O Auxílio Gasolina pode trazer diversos benefícios para os motoristas e para a sociedade. Veja alguns exemplos:

  • Economia no orçamento: os motoristas poderão diminuir os seus gastos com combustível e ter mais recursos para outras necessidades ou investimentos;
  • Mobilidade urbana: os motoristas poderão se deslocar com mais facilidade e agilidade pela cidade, evitando engarrafamentos e imprevistos;
  • Preservação ambiental: os motoristas poderão colaborar para a diminuição da emissão de gases nocivos na atmosfera, melhorando a qualidade do ar e da saúde pública.

Conclusão

O Auxílio Gasolina é um programa que pode fazer a diferença na vida dos motoristas que usam o veículo para trabalhar ou para ir ao trabalho. O benefício pode ajudar a reduzir os custos com combustível e incentivar a mobilidade urbana.

No entanto, o programa ainda depende da aprovação da Câmara dos Deputados e da sanção presidencial para entrar em vigor. Além disso, o benefício é temporário e só vale até dezembro de 2023. Por isso, fique atento às novidades sobre o Auxílio Gasolina e aproveite essa oportunidade!

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo