Nova identidade online – Como solicitar

Você já ouviu falar da Nova identidade Online? Já tentou fazer esse processo pela internet? Sim, isso é possível e já está sendo posto em prática hoje mesmo.

O formato digital da carteira de identidade, popularmente conhecido como Novo RG digital, está em vigor desde março em todo o território nacional.

É claro que esses documentos digitais são promissores quando se trata de avanços tecnológicos. Além de promover maior praticidade e segurança para o cidadão brasileiro.

Sobre a nova identidade online

Primeiramente, caso você não saiba, a sua identidade é o seu principal documento de identificação, e isso serve para qualquer cidadão no Brasil.

Nova identidade
Foto:(Reprodução/Internet)

Assim como os brasileiros podem consultar a sua identidade no site do governo do seu estado de residência, você pode fazer isso pela internet, pois além de agilizar a retirada de documentos, isso também reduz as filas na agência emissora de documentos.

As carteiras de identidade são emitidas para todos os brasileiros com direitos iguais, ela pode ser utilizada em todo o território do país.

Então, a Nova Identidade pode facilitar a rotina de uma pessoa. Com isso, é possível solicitar serviços e produtos financeiros, como empréstimos e cartões de crédito. Visitar órgãos governamentais, advogados e instituições, recebendo apenas os documentos corretos em telefones celulares

Além das carteiras de identidade, outros cadastros já contam com opções virtuais como CPF, Carteira de Trânsito, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e outros documentos.

Neste conteúdo, você vai saber como obter sua nova identidade digital e você poderá conhecer os detalhes do novo documento.

Nova identidade digital: O que é?

Atualmente, a proposta do documento é de criar um cadastro único para cada pessoa no país com mais facilidade, a Nova Carteira de Identidade Digital se tornará o principal documento de identidade de todos os brasileiros quando ela entrar em vigor.

Para fazer este processo, são utilizados números de CPF e códigos QR para identificação eletrônica e facilitar a validação do documento. Os documentos digitais são reduzidos em formato ao serem emitidos em papel ou em formato digital.

Este documento já está sendo reconhecido em todo o território do país como documento de identidade válido. Como em um documento físico.

Veja também: Como se cadastrar para concursos públicos online.

Na sua nova identidade digital, é possível combinar informações de vários outros documentos, como por exemplo:

  • CPF;
  • Cartão de trabalho;
  • Seu titulo eleitoral;
  • Carteira de motorista;
  • Documento de identidade profissional;
  • Contribuições Nacionais para Saúde;
  • Número NIS/PIS/Pasep;
  • Nome completo e etc…

Como solicitar a Nova Identidade Digital

Segundo o Ministério da Economia, o novo decreto do RG funciona com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), portanto, é possível solicitar silenciosamente sem se preocupar muito com informações pessoais.

Veja o passo a passo de enviar uma solicitação:

  • Dirija-se à agência emitida em seu estado (ex: PoupaTempo ou Expresso Cidadão);
  • Mostre sua certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Depois disso, a autoridade emissora do seu estado o notificará sobre o prazo para revogar os documentos em papel.

Por fim, ao receber a versão física, a versão digital estará acessível através do aplicativo Gov.BR.
No entanto, a emissão só pode ser feita para os estados que já cumpriram o novo modelo de RG.

Vantagens de emitir a Nova Identidade Digital

A Nova Identidade Digital vem com a promessa de facilitar a vida dos cidadãos, além de reduzir possíveis fraudes. Em suma, ela é considerada mais segura porque a autenticação eletrônica por meio de códigos QR também pode acontecer offline.

Contudo, há também outros motivos, como ter um documento de identidade no celular significa que você pode ter praticamente todos os seus documentos em mãos.

Em caso de carteira perdida, perdida ou roubada, a sua identidade tem um recurso que permite você acessar ela pela Internet.

Os cidadãos podem baixar as suas informações em PDF por meio de seus seus telefones celulares, além de compartilhar com outros aplicativos e salvar na nuvem.

Quem deve criar a Nova identidade Digital?

De acordo com o Ministério da Economia, a Nova Identidade Digital passará a valer para todos os cidadãos brasileiros, contudo as pessoas que possuem uma identidade antiga tem os seguintes prazos para fazer uma identidade nova.

  • Crianças de 0 a 12 anos: Documentos até 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos: Os documentos não têm mais de 10 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos: O Prazo é indeterminado para uso da identidade antiga.

Códigos QR na Nova Identidade Digital: para que servem?

Os códigos QR impressos nos cartões de identificação física são utilizados para verificar a autenticidade do novo RG, portanto, o código da parte interna do documento traz informações sobre a identidade e se ela está no banco de dados oficial.

A partir de fevereiro de 2014, todas as carteiras de identidade emitidas nos estados de SP passaram a ter um código QR, o que permite o uso da versão digital do seu RG.

No entanto, quem ainda possui a versão mais antiga do documento pode solicitar uma segunda via no ponto de emissão do seu estado.

Dessa forma, se você pode fazer a Nova identidade Digital, faça! Você vai guardar um bom tempo e se poupar de uma grande e chata dor de cabeça.

Verifique a situação do seu estado e se ele já liberou os cadastros da Nova Identidade Digital, pois caso você não saiba o documento só é possível em alguns estados brasileiros.

Enfim, aqui está a lista dos estados em que está disponível a Nova Identidade Digital (Clique Aqui).

Luciano Miranda

Meu nome é Luciano Miranda, sou fundador e estrategista digital da Agência GL, empresa especializada em marketing digital. Desenvolvi o blog Emprego Logo para compartilhar aprendizados, informações e benefícios para ajudar outras pessoas a darem o pontapé inicial em suas carreiras. Com mais de 15 anos de experiência escrevendo artigos online, já ajudei a milhares de pessoas levando informações sobre vagas e oportunidades todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo